Conectores de Encoders possuem diversas variações nas configurações. Diferenças de terminação, formato e tamanho, entretanto, escolher o conector correto é fundamental na hora de escolher o encoder desejado.
Qualquer projeto industrial busca a confiabilidade em seu funcionamento, aliado a isso, também é necessário escolher o conectores de encoders corretamente com base na aplicação.
Os principais pontos a serem levados em consideração na hora de escolher o conectores de encoders são:
- Entrada de água, poeira e outras condições ambientais
- Restrições de espaço
- Orçamento Geral do Equipamento
- Facilidade de instalação e uso
- Facilidade de fornecimento
Tipos de Terminações dos Encoders
As saídas de conexão dos encoders estão disponíveis em 2 principais formatos: Prensa Cabo e Conectores. Para garantir compatibilidade na hora de instalação a saída elétrica deve ser especificada, seja ela por conectores de encoders ou prensa-cabo.
Prensa Cabo
Em um encoder com terminação prensa cabo, a fiação sai direto da carcaça encoder. As terminações desses fios independentes, por sua vez, estão prontos para serem conectados a Controladores / CLP. Esse tipo de conexão está disponível em 2 versões principais, com ou sem selamento. Os cabos selados, possuem resistência contra água. Ao solicitar um encoder, a opção da saída Prensa Cabo pode estar disponível no formato radial (do lado do encoder) ou Axial (no eixo do encoder) assim como a especificação do comprimento do cabo também se fará necessária.
As vantagens de uma conexão prensa cabo são seu baixo custo e sua fácil instalação. Porém o ponto negativo do prensa cabo seria que em uma reposição por conta de um cabo defeituoso, o encoder deve ser removido do sistema.
Conectores de Encoders
Os conectores são projetados para facilitar a conexão ou remoção no circuito. Uma das extremidades do conector é instalada dentro do encoder (na hora de sua produção) e a contra peça é instalada em um cabo, facilitando a instalação ou a remoção do encoder.
Tipos de Conectores de Encoders:
Uma grande variedade de conectores estão disponíveis para suportar diferentes necessidades industriais. Embora existam opções personalizáveis, por regra, o pino de um conector é montado diretamente na carcaça do Encoder, enquanto o soquete deste conector é montado no cabo correspondente em uma aplicação.
Ainda existe a possibilidade de se utilizar conectores próprios nessa conexão, mas, o recomendado é de que se adquira juntamente com o Encoder os conectores soquete, que atendem às classificações de IP e já passaram pela inspeção de qualidade.
Conectores de Encoders – MS
Especificados pela MIL-DTL-5015, os conectores MS são redondos, rosqueados, para serviços pesados projetados para alta confiabilidade. Eles são muito finamente rosqueados, o que garante uma conexão segura que não vibra solta / frouxa. A rosca especifica pode levar muito tempo de conexão, e o cuidado para acoplar deve ser alto para que não ocorra nenhum dano ao conector.
Conectores de Encoders – M23
O conector M23 é um conector redondo e rosqueado, designado pelo padrão ASME B1.13-2005, com diâmetro interno da rosca de aproximadamente 23 mm. Projetado para facilitar o uso, os conectores M23 são mais comumente usados em aplicativos servo para vincular motores e encoders.
Conectores de Encoders – 8 Pinos
Como o próprio nome relata, o conector apresentado acima possui 8 pinos. Este é o modelo mais basico de conectores de encoders. Ele possui uma rosca para fixação interna e tem uso principal em projetos de menor investimento.
A Mokka-Sensors é o distribuidor autorizado Dynapar, e a partir dessa parceria trazemos até você, em primeira mão, esse artigo técnico sobre Conectores de Encoders!
Caso tenha alguma dúvida na hora de escolher um conector adequado para sua aplicação. Entre em contato, a equipe da Mokka-Sensors estará a sua disposição!