Calcular posições é uma tarefa praticamente inerente a encoders, mas, eles também podem ser utilizados para medir a distância linear comparando a número de pulsos dado ao número de pulsos por comprimento de arco, podendo ser uma medida aplicada em projetos que exijam essa informação.
São 3 as principais abordagens para realizar essa medida:
- Utilização de encoders Draw Wire – Fios de Tração
- Medição Direta com encoders com uma roda de suporte
- Medição indireta a partir do encoder no eixo de um motor
Com relação à utilização de encoders com cabo de tração (draw wire) este tópico pode ser encontrada mais detalhadamente aqui mesmo em nosso site da Mokka-Sensors. Focaremos principalmente nesse artigo nos outros 2 tópicos citados.
A medida de distância em processos industriais é fundamental, dos mais simples ao mais complexos cada sistema possui seus próprios requisitos.
Medição Direta Utilizando um Encoder com Roda
A partir de uma roda acoplada no eixo do encoder que fará contato direto com a superfície do material que está sendo medido. À medida que o material se move, a roda rotaciona, girando o disco do código do encoder e fornecendo um sinal elétrico de saída condizente.
Para calcular o comprimento percorrido X começamos calculando o número de pulsos por metro. De comprimento de arco (PPM):
PPM = PPR/πD
onde PPR é pulsos por rotação e D é o diâmetro da roda de apoio. Então o comprimento L é dado por:
L = PULSOS GERADOS NO INTERVALO ANALISADO / PPM
Como comentado anteriormente, cada sistema tem seus requisitos particulares, em alguns casos a roda pode permanecem fixa enquanto o material se movimenta, em outros, a roda pode ser móvel enquanto um determinado comprimento de material é medido.
Medição Direta de Distância – Como Manter a Precisão
O atrito é o principal fator que deve ser considerado para que se evite de qualquer derrapagem da roda de apoio na hora do contato para a medição! Sendo necessário se atentar ao tipo de material correto que irá revestir as bordas da roda.
Um pré-carga também pode ser adicionada para diminuir qualquer chance da roda de apoio escorregar, note que esta carga não deve ser nem tão leve, nem tão pesada, afinal, caso a carga seja leve demais, a roda irá continuar com riscos de derrapagem, caso seja pesada demais, pode acabar danificando o produto que está sendo medido.
Evitando Cargas Suspensas
Cargas suspensas se mostram em muitos casos desafiadoras para se medir distância a partir de encoders e rodas de apoio, o intenso choque de vibração no transporte destas cargas é o fator principal que dificulta sua utilização.
Uma saída simples e eficaz é usar um encoder de eixo duplo e montar uma roda seguidora em ambos os lados.
Encoders de eixo vazado também podem ser uma saída para medições indiretas nesse casos.
Em alguns casos não havendo alternativas adequadas ao consultar os encoders industriais, encoders de trabalho pesado – Heavy Duty – podem ser a melhor opção.
Medição Indireta de Distância Utilizando o Eixo do Motor
Em aplicações nas quais não se pode medir de forma direta. Os encoders devem ser montados nos eixos dos motores para indicar a mudança de posicionamento, com pequenas alterações nas equações abordadas anteriormente é possível obter a relaçaõ entre o deslocamento do eixo do encoder e da distância real
Essa abordagem para se medir a distância é menos suscetível a erros do que a roda de suporte, as possíveis interferências se tratam de simples erros mecânicos em acoplamentos e engrenagens.
Embora os meios sejam variados, a forma para medir distância mais adequada é sem dúvidas aquela que se adéqua ao seu projeto.
Encoders Populares da Dynapar para Medição de Distância:
Para um material mais detalhado, consulte diretamente o site da Dynapar.
Caso tenha alguma dúvida na escolha do Encoder mais apropriado para a sua aplicação. Entre em contato, a equipe da Mokka-Sensors estará a sua disposição!