Encoders BiSS oferecem uma interface de funcionamento de código aberto para a comunicação ponto a ponto ou por barramento. Funcionando no método mestre-escravo, a informação é enviada sempre que é solicitado pelo controlador.

Destaques do Protocolo:

  • Os Encoders BiSS usam quatro linhas de dados, um par transportando dados do encoder, um transportando dados de clock para ele e dois condutores de energia. Esse protocolo tem uma taxa de clock variável de até 10 MHz.
  • O BiSS permite a recuperação de falhas momentâneas de dados durante a operação, compatível com o hardware SSI e EnDat, exigindo apenas alterações de software.
  • O BiSS pode endereçar registros internos no sensor que podem ser lidos e gravados pelo mestre com dados sobre o próprio encoder (identificação, dados do dispositivo, resolução etc.)
  • Os codificadores BiSS também podem transportar outros dados digitais (temperatura, etc.) e transmitir os dados ao mestre sob demanda, sem interferir na operação em tempo real.

Formato de Comunicação de Encoders Biss:

O BiSS possui dois modos; modo sensor e modo registro. No modo sensor. O mestre começa a enviar um fluxo de pulsos de clock. Eventualmente, o nível da linha de dados cairá para low – nível baixo e a amostragem de dados começará. Os dados podem ser recebidos e cronometrados em 10MHz. Devido à velocidade de transmissão, muitos inversores podem não exigir saídas incrementais analógicas adicionais para controlar a velocidade do motor. Como o SSI possui uma taxa de transferência máxima mais lenta de 1,5 MHz, em comparação com 10 MHz para encoders BiSS, o atraso de propagação e cálculo é menor que uma largura de pulso total. É assim que o BiSS é capaz de compatibilidade de hardware com SSI. Somente o comprimento e a estrutura dos dados precisam ser alterados no software. 

Modo Registro BiSS

A figura acima mostra o formato de comunicação do codificador BiSS No modo de registro, o protocolo modula a largura do pulso do clock para endereçar escravos e parâmetros específicos. Este modo é diferente de qualquer outro protocolo. Se, no modo sensor, um bit de aviso ou alarme for definido alto pelo sensor ou codificador, o usuário final poderá acessar o modo de registro e encontrar detalhes sobre o alarme ou aviso. Pode ser um aviso de temperatura excessiva ou, no caso de um codificador, um alarme de poluição do disco.

Modos Disponíveis em Encoders BiSS:

BiSS-B

Os Encoders BiSS-B têm dois modos diferentes entre si: dados de posição e modo de registro. Na inicialização, o inversor ordena ao sensor a enviar dados de posição ou alternar para o modo de registro. Os parâmetros personalizados também podem ser configurados.

BiSS-C

Também conhecido como Modo Contínuo BiSS, os encoders BiSS-C possuem apenas um modo e quebram dados críticos que não são de tempo e os enviam ao controlador por várias leituras. Isso permite que dados não críticos ao tempo sejam lidos sem entrar em um modo separado. O intuito é que o tempo de inicialização do BiSS-C seja um pouco maior que o BiSS-B. O BiSS-B e o BiSS-C não são compatíveis entre si e deve ser observado ao substituir um codificador BiSS existente.   

Saída do Encoder BiSS com Sin-Cos 1Vpp

Os encoders BiSS também podem fornecer uma saída sin / cos de 1Vpp para controle em tempo real, uma vez que os dados absolutos sob demanda do codificador podem entrar muito lentamente para muitos circuitos de controle.

Encoders BiSS Populares Dynapar e Hengstler:

Encoders BiSS Showcase

Para um material mais detalhado, consulte diretamente o site da Dynapar.

Caso tenha alguma dúvida na escolha do Encoder mais apropriado para a sua aplicação. Entre em contato, a equipe da Mokka-Sensors estará a sua disposição!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *