Um dos tipos mais comuns de encoders de rotação utilizados, Encoders Incrementais tem a simples porém útil função de converter o movimento angular, ou a mudança da posição de um eixo em sinais elétricos. Sejam eles analógicos ou digitais, identificam uma mudança de posição ou movimento.

Um encoder incremental fornece uma resposta confiável quando se trata de velocidade e distância, aliado com sua robustez. Encoders Incrementais garantem uma simplicidade a um baixo custo para qualquer projeto. Geralmente instalados em eixos de motores, encoders fornecem apenas um sinal relativo à mudança do movimento, os dados ainda devem ser processados!

Encoders Incrementais Foto

Como um Encoder Incremental Trabalha?

Na saída de um encoder, uma sequência pré determinada de pulsos é emitida, esses pulsos estão de acordo com o número de ppr do encoder. Em um encoder de 100 ppr, 100 pulsos serão gerados pelos canais do encoder em 1 rotação do eixo de 360º. Essa saída pode ser feita através de um único canal ou 2 canais separados por uma fase de 90º realizando uma quadratura do sinal capaz de identificar a direção na qual o encoder está rotacionando.

Em projetos mais comuns, encoders apresentam apenas 2 canais de saída, A e B, de forma opcional, variando para cada fabricante e modelo, canal de referência Z pode ser adicionado.

Conhecendo Outras Alternativas:

Se você está interessado em um encoder, mas lendo este artigo até agora você apenas tem a certeza de que tudo acima não faz nenhum sentido para sua aplicação, existe uma boa notícia, opções de encoders absolutos ou resolvers ainda podém suprir a sua necessidade!

Encoders Incrementais x Resolvers

Os Resolvers possuem a mesma função que encoders, entretanto remetem a uma tecnologia mais antiga, construídos com uma base eletromecânica, com dois campos magnéticos que interagem em seu interior, um fixo e outro movel. A medida que seu eixo se movimenta a diferença da distância entre os campos garante uma sáida proporcional.

São exclusivamente analógicos, afetando diretamente muito projetos por conta do custo de adaptação, pecando na precisão. Seu destaque fica por conta da robustez, resolvers enfrentam com tranquilidade ambientes extremos, radiação, choque e vibração.

Encoders Incrementais x Encoders Absolutos

Se a precisão de qualquer medida é a necessidade principal do seu projeto, Encoders Absolutos são os mais indicados. Como um código específico para cada posição específica medida e sua capacidade de não perder a referência quando o sistemas é desativado, são sem dúvidas os pontos mais fortes para esses equipamentos.

A saída desses encoders por sua vez já é dada no formato digital, sendo apenas necessário que uma interface de comunicação adequada seja utilizada no processo adiante.

Encoders Incrementais: Aplicações

Construídos para serem versáteis e customizáveis, podendo assim, suprir com facilidade uma grande gama de aplicações. Com facilidade, podem ser utilizados nas seguintes áreas:

Heavy Duty: Traduzido como Serviço pesado, Ambientes extremos, com alta umidade, temperatura alta, choque e vibração.

Industrial: Ambientes gerais de fábricas, requerem um Grau de Proteção IP adequado, e são resistentes a moderadas temperaturas, choques e vibrações.

Serviços leves / Servo: Ambientes onde a precisão é o principal fator, aliado a uma temperatura específica, como por exemplo na área eletrônica.

Conheça Alguns dos Encoders Incrementais mais Populares da Dynapar:

Encoders Incremantais Showcase

Para um material mais detalhado, consulte diretamente o site da Dynapar.

Caso tenha alguma dúvida na escolha do encoder mais apropriado para a sua aplicação. Entre em contato, a equipe da Mokka-Sensors estará a sua disposição!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *