Resolvers sem fixação lateral fornecem uma grande flexibilidade no desenvolvimento de projetos e em instalações. Resolvers já acoplados em equipamentos possuem montagem e instalçaõ específica. Porém Resolvers Sem fixação / moldura. são fornecidos como conjuntos separados de rotor e estator, o que permite que sejam montados diretamente no equipamento. No final das contas, para um bom funcionamento, uma boa instalação de Resolvers é necessária.
Esse último tipo de resolvers abordado acima, suporta formatos menores, pesos mais leves e designs inovadores. Entretanto, os resolvers sem moldura requerem uma certa experiência para montar e instalar. Aqui, revisaremos os requisitos, as fontes de erro e as armadilhas comuns na aplicação dessa tecnologia.
Para resolvers sem a moldura de fixação, é necessário uma certa competência na instalar. Neste artigo nós revisaremos os principais requisitos e as principais falhas para a aplicação desse componente.
Como um sensor eletromecânico, a variação angular causada no área que rotaciona de um resolver, causa uma onda de saída proporcional. Para obter resultados precisos com um resolver sem moldura, o usuário precisa incorporar elementos de montagem no equipamento e instalar o rotor e o estator para atender às tolerâncias de alinhamento.
Instalação de Resolvers – Montagem
Em um resolver sem moldura, o rotor é montado diretamente no eixo do motor ou carga e o estator é montado diretamente no alojamento. O processo começa com o projeto e a usinagem de superfícies de montagem e rolamentos no equipamento. Para garantir que o resolver funcione perfeitamente, é necessário que a superfície de montagem atenda as seguintes tolerâncias:
- As excentricidades entre as superfícies de montagem do rotor e do estator não devem exceder 0,003 polegada.
- O ajuste entre o diâmetro interno e o diâmetro interno da caixa do estator máximo e entre o eixo e o ID do rotor deve estar entre 0,0002 e 0,001 polegada solto. Isso garantirá que não haja ajuste linha a linha ou ajuste de interferência.
- O desalinhamento axial ou a variação nas dimensões de montagem entre o rotor do resolver e as superfícies de montagem da carcaça do estator do resolver não devem exceder 0,015 polegadas.
- A carcaça e o eixo do estator devem ser feitos de materiais com coeficientes de expansão térmica semelhantes aos do rotor e estator do resolver.
- Os ombros de montagem devem ser perpendiculares aos furos e eixos da estrutura a uma distância de 0,0005 polegadas.
As diretrizes acima foram desenvolvidas para uma aplicação típica. Dependendo do tamanho da unidade, da folga de ar, da precisão e de outros requisitos elétricos, as tolerâncias podem precisar ser afrouxadas ou apertadas para garantir o desempenho desejado.
Instalação de Resolvers sem Moldura:
Em casos que os elementos de montagem estejam já fixados na máquina e no local ideal, é necessário instalar o estator e o rotor. Por ser um componente cuja operação é eletromagnética entre o estator e o rotor, é necessário um alinhamento elétrico para o cálculo preciso de posição. Para a instalação, normalmente é necessário um processo de 4 etapas:
- Prenda firmemente o rotor do resolver no eixo do motor, alinhando a marca elétrica zero, de modo que o condutor do estator do resolvedor saia na posição desejada aproximada quando as marcas coincidirem. Em seguida, conecte o estator do resolver à campainha final do motor com um ajuste confortável temporário.
- Alinhe a posição zero do resolver com um polo do motor para comutação. Isso pode ser realizado de várias maneiras diferentes.
- Aplique uma corrente CC em duas fases do motor, que “travam” o eixo do motor na posição do polo. Conecte o resolver a um indicador de posição angular e gire o estator do resolvedor até que o ângulo indicado seja zero graus. Prenda firmemente o estator do resolver nesta posição.
- Dirija mecanicamente o motor com um segundo motor. Enquanto os dois estão girando, visualize a EMF traseira do motor que está sendo configurado em um osciloscópio. Simultaneamente, visualize os sinais do resolver no escopo. Gire o estator do resolver até que o cruzamento zero do EMF traseiro coincida com o sinal de posição zero do resolver. Prenda firmemente o estator nesta posição.
- Fixe o rotor do resolver no eixo do motor, alinhando a marca elétrica zero. Em seguida, conecte o estator do resolver à campainha final do motor.
- Alinhe a posição zero do resolver com um polo do motor para comutação.
- “Trave” o eixo do motor na posição do polo aplicando uma corrente CC em duas fases do motor. Conecte o resolve a um indicador de posição angular até que o ângulo indicado no visor sera 0°. Após isso, efetue a fixação do estator no resolver nesta posição.
- Dirija mecanicamente o motor com um segundo motor. Enquanto os dois estão girando, visualize a EMF traseira do motor que está sendo configurado em um osciloscópio. Simultaneamente, visualize os sinais do resolver no escopo. Gire o estator do resolver até que o cruzamento zero do EMF traseiro coincida com o sinal de posição zero do resolver. Prenda firmemente o estator nesta posição.
Confira na imagem abaixo, um Resolver firmemente instalado, com o rotor instalado no eixo do motor e o estator preso em sua posição.
Instalação de Resolvers – Desalinhamentos
Caso dentro dos passos feitos acima algum erro ocorra, o sinal de saída será diretamente alterado, e, possivelmente o sistema terá defeitos claros. A localização desses erros e o peso de cada um deles pode ser gerado por qualquer dos fatores acima, e o desempenho será afetado da seguinte forma:
Sintomas do Deslocamento Axial:
- A tensão de saída diminuirá
- A precisão irá diminuir, decorrente ao erro elétrico.
- Tensão 0 mudará de magnitude
- O deslocamento entre as fases aumentará
- Potência e Corrente de entrada tendem a aumentar
Sintomas do Deslocamento Radial:
- O erro elétrico aumentará (e a precisão diminuirá) proporcionalmente
- Tensão 0 mudará de magnitude
- A tensão de saída indicará uma pequena alteração
- O deslocamento de fase mostrará pequenas alterações
- Corrente e potência de entrada mostrarão pequenas alterações
Resolvers Dynapar:
A Dynapar oferece em seu portifólio, tanto Resolvers Alojados quanto Resolvers sem moldura, na qual a Instalação de Resolvers deve se fazer presente. Por sua vez os resolvers alojados fornecem feedback confiável em uma embalagem selada com vários modelos com classificação IP. Conheça abaixo alguns dos principais modelos:
Para um material mais detalhado, consulte diretamente o site da Dynapar.
Caso tenha alguma dúvida na hora de escolher um Resolver adequado para sua aplicação. Entre em contato, a equipe da Mokka-Sensors estará a sua disposição!