Em poucas palavras, Resolvers são transdutores eletromagnéticos capazes de serem utilizados em uma grande gama de aplicações industriais de velocidade e posição. Seu destaque fica por conta de sua robustez capaz de suportar ambientes de altas temperaturas. Comumente utilizados em conjunto com servo-motores e outras aplicações gerais em ambientes industriais severos.
O destaque pela sua robustez não é atoa, resolvers não utilizam em sua construção circuitos eletrônicos, tendo como sinal de saída um sinal analógico contínuo, como se fosse um ppr infinito, designs mais simples, garantindo sua solidez em ambientes com muitos choques, radiação e altas temperaturas tudo isso em conjunto com um desempenho excelente.
Resolvers – Design
Comparado a encoders com placas de código em seu interior, resolvers possuem um rotor e um estator, com 2 conjuntos de enrolamentos que estão distribuídos ao longo de seu corpo.
Podendo ser classificados com Resolvers de Velocidade única que possuem em sua saída uma curva senoidal única em resposta à sua rotação. Da mesma forma que um Resolver de velocidade múltipla apresenta em sua saída devido a seus vários enrolamentos em seu interior, mais de uma onda senoidal, garantindo uma maior precisão. As velocidades disponíveis são limitadas pelo tamanho do Resolver. Outro ponto a ser destacado seria o tamanho dos enrolamentos no interior de um resolver, sendo em sua maioria curto para garantir uma maior precisão.
Enrolamentos posicionados a 90º entre si são denominados seno-cosseno refletindo no formato de onda gerado na saída analógica desse sensor.
Funcionamento
Inicialmente um Resolver deve ser alimentado em sua entrada com uma tensão alternada apropriada para seu funcionamento, sendo essa a única forma capaz de garantir que seus enrolamentos internos sejam capazes de operar. A saída é modulada em função dos enrolamentos seno e cosseno, fornecendo uma amplitude de onda condizente com a tensão de alimentação. O zero elétrico por sua vez (EZ) é definido no ponto em que a tensão é mínima na saída seno e máxima na saída cosseno.
A posição ou Ângulo gerado pela rotação de um Resolver é dado pela simples conta do Arco Tangente da onda seno, dividido pelo saída do enrolamento cosseno. Essa análise aritmética é capaz de compensar a interferência de altas temperaturas além de fornecer uma supressão de ruídos.
Sendo 7 os parâmetros de operação que definem o funcionamento de um Resolver:
Precisão
Tensão de Entrada
Frequência de entrada
Corrente máxima de entrada
Taxa de transformação da tensão de saída para a tensão de entrada
A mudança de fase entre a tensão de entrada para a tensão de saída
Tensão nula
Aplicações
A simplicidade do design do resolvedor os torna confiáveis em muitos ambientes adversos e aplicações extremas. As principais aplicações incluem:
Feedbacks de motores em linhas de produção. Informação de Posição e Velocidade em fábricas. Sistemas de posição e comunicação. Uma aplicação comum e específica para esse tipo de sensor seriam em sistemas de combustíveis para motores a jato.
Resolvers vs Encoders
Embora desempenhem a mesma função, resolvers como abordado anteriormente, pela sua construção eletromecânica, seu destaque fica por conta de suportar ambientes extremamente adversos causada principalmente pela ausência de componentes eletrônicos que aparecem em encoders, sejam eles absolutos ou incrementais.
Caso um Resolver seja utilizado para substituir um encoder em determinada aplicação, um conversor Analógico-Digital será necessário. Outro ponto a ser considerado são que Resolvers de velocidade única fornecem posições de medida absolutas, sendo capazes de suprir as necessidade de encoders absolutos em ambientes em que eles não podem operar.
Conheça os Resolvers Mais Populares da Dynapar
Para um material mais detalhado, consulte diretamente o site da Dynapar.
Caso tenha alguma dúvida na escolha do encoder mais apropriado para a sua aplicação. Entre em contato, a equipe da Mokka-Sensors estará a sua disposição!